1. Dentro e Fora | |||||||||
Descrição/Objetivo: testar a rapidez de ação das crianças quando fornecida um “comando” Grau de Dificuldade: Simples N.º de crianças: no mínimo 2 (ideal: até 4) N.º de adultos: 1 organizador Requisitos: 1 razoável espaço numa sala que tenha um tapete (ou então tenha um chão com 2 tonalidades diferentes) Importante: o tapete deve estar bem firme no chão (preso por móveis, etc) para evitar escorregões perigosos. Regras/Funcionamento: O organizador da brincadeira informa as crianças que em cima do tapete é a região conhecida como Dentro e fora do tapete é a região conhecida como Fora. Todas as crianças toda vão para fora do tapete, ou seja para “Fora” para que o jogo se inicie. O organizador começa a falar em voz alta, as regiões para onde as crianças devem saltar e assim, se o organizador falar a palavra “dentro”, as crianças devem pular para cima do tapete (= “Dentro”) e quando falar a palavra “fora”, as crianças devem pular para fora do tapete (=“Fora”) O organizador continua a falar as palavras mágicas (“Dentro ou Fora”) num intervalo cada vez mais curto (3 a 5 segundos) de forma absolutamente aleatória: Dentro, Fora, Dentro, Dentro, Fora, Dentro, Dentro, Fora, Fora, etc. Como o tempo é curto e a cada mudança de palavra, as crianças devem obedecer e saltar, o risco de que algumas delas cometa um erro é grande. Quando isto acontece, as crianças que erraram são eliminadas desta rodada. Convém lembrar que os erros são de 2 tipos: a criança pode saltar para “Dentro” (ou “Fora”) indevidamente ou “esquecer” de saltar. Quando só sobrar uma criança na rodada, ela é declarada vencedora desta rodada e ganha 1 ponto. Sucedem-se 5, 10 ou 15 rodadas e declara-se vencedora a criança que tiver mais pontos. | |||||||||
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10. Os ruídos da noite |
Descrição/Objetivo: jogo simples que exercita a audição e a memória. Grau de Dificuldade: simples. N.º de crianças: mínimo 2 (ideal: de 4 a 6 crianças) N.º de adultos: neste jogo é desejável (mas não imprescindível) a presença de um adulto. Uma pessoa escolhida para ser o coordenador do jogo diz: Sentem-se. Vamos ver se vocês sabem ficar calados e atentos como bons espiões e se têm ouvido apurado. Vou apagar a luz, e em seguida farei certo número de barulhos. Acenderei depois a luz e vocês deverão fazer a lista dos sons que ouviram e reconheceram. De antemão estabeleça a lista com uma dezena de ruídos bem característicos: amassar papel, deixar cair uma cadeira, um objeto metálico, abrir e fechar uma porta, etc. Deixe um espaço de 5 segundos entre cada ruído. É interessante observar como os jogadores organizam as listas: uns anotam os ruídos desordenadamente, outros tentam reconstituir a ordem em que os ouviram. * se forem crianças muito pequenas, que não sabem escrever, elas podem cochicar no ouvido do coordenador a relação dos ruídos que reconheceram. Ganha o jogador que reconhecer a maior quantidade de sons. |
11. Tique-taque |
Descrição/Objetivo: jogo simples que exercita a audição. Grau de Dificuldade: simples. N.º de crianças: mínimo 1 (ideal: até 4) N.º de adultos: neste jogo é desejável (mas não imprescindível) a presença de um adulto, que também pode participar da brincadeira. Arranje um relógio barulhento. O coordenador do jogo diz: - Vamos ver quem tem o melhor ouvido da equipe. Os jogadores se dispõem ao redor da sala. Cobrem-se os olhos de um deles, enquanto se esconde o relógio. O “cego” deve descobrir o relógio, guiando-se pelo som. Você marca o tempo que o jogador levará para descobrir o relógio. Após o primeiro jogador descobrir o relógio, é a vez do próximo jogador, sucessivamente. Ganha quem conseguiu descobrir o relógio em menos tempo. |
12. Que há de diferente? |
Descrição/Objetivo: jogo simples que exercita a memória e a atenção rápida. Grau de Dificuldade: simples. N.º de crianças: mínimo 2 (ideal: de 4 a 6 crianças) N.º de adultos: neste jogo é desejável (mas não imprescindível) a presença de um adulto. Forme equipes. O coordenador diz: - Todos têm 3 minutos para examinar o que vêm à sua volta. Agora, saiam da sala. Rapidamente, troque de lugar alguns objetos ou pequenos móveis. E diz: - Entrem todos! Mudei várias coisas de lugar. Dou-lhes um minuto para ver se as descobrem. Pronto? Anotem depressa as mudanças efetuadas. Os jogadores entregam-lhe as listas, que devem ser assinadas. Marque 2 pontos para as observações certas. Tire um ponto por objeto indicado erradamente. O jogo deve ser realizado por equipe. Quando o minuto de observação estiver esgotado, as equipes saem e se agrupam. Os jogadores de cada equipe têm 3 minutos para dialogar em voz baixa e organizar uma lista comum. Ganha a equipe que fizer mais pontos. |
13. Tiago disse |
Descrição/Objetivo: jogo simples que exercita a atenção e reflexo. Grau de Dificuldade: médio. N.º de crianças: mínimo 2 (ideal: de 4 a 8 crianças) N.º de adultos: neste jogo é desejável (mas não imprescindível) a presença de um adulto. Formem uma linha com as crianças diante de um coordenador. Se as crianças são numerosas, faça-as colocarem-se em várias linhas, e para vê-las melhor, disponha-as em diagonal. O coordenador do jogo diz: - Primeira e terceira fileiras: um passo à direita! - Vou mandar vocês fazerem certas coisas. Vocês só obedecerão se a ordem for precedida de “Tiago disse”. Por exemplo, se eu digo: “Tiago disse...andem...”, vocês andarão. - Mas devem ficar imóveis se eu disse “andem!” (isto é, sem falar “Tiago disse...” antes) As ordens devem ser enérgicas, breves, e se sucedem num ritmo rápido. Evite deslocamentos grandes. Só ordene atos simples e bem precisos. Todo jogador que executar uma ordem não precedida de “Tiago disse”, ou que esboça um gesto, ou não obedece a uma ordem precedida de “Tiago disse”, é eliminado ou paga uma prenda. Alguns truques lhe permitirão notar os jogadores mais atentos: Dê uma série de ordens precedidas de “Tiago disse” seguida de uma que seja a conseqüência lógica, mas não precedida de “Tiago disse”. Por exemplo: “Tiago disse sentado” – “Tiago disse em pé!” – “Tiago disse para frente!” – “Tiago disse para trás!” – “Para frente!”. Interpele diretamente um jogador: “Vire a direita! Avance um passo!”. Execute você mesmo os gestos que ordena sem precedê-los de “Tiago disse”. Ganha a criança que for mais atenta! |