23/12/2011

0
Simbolos de Natal

A árvore é o símbolo da vida.
Nos países onde cai neve, o pinheiro conserva suas folhas verdes, mesmo no inverno.
A “Árvore de Natal” é um símbolo natalino que representa agradecimento pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

Bolas de Natal

Simbolizam os frutos da “árvore vida”, ou seja, Jesus Cristo.

Canções Natalinas

A Igreja deu muita importância para o valor da música. Em suas letras é retratado o nascimento de Jesus, a fraternidade, o amor, a paz, os bons sentimentos e as boas ações.

Cartões de Natal

Em 1844, um famoso artista inglês chamado Willian de Birmingham, começou a pintar cenas natalinas e a escrever mensagens para presentear seus amigos na época de Natal. Aqueles cartões fizeram muito sucesso. No ano seguinte, ele fez cópias de seus cartões e continuou a presentear seus amigos.
A idéia se espalhou rapidamente. Os cartões de Natal nos lembram o espalhar a Boa-Nova, ou seja, o Evangelho.

Ceia

A ceia representava o Cordeiro pascal, a presença do Cordeiro que tira o pecado do mundo. Ela une as pessoas e festeja a vinda de Cristo.

Estrela de Belém

A estrela de Natal tem um papel determinante na história, pois indica o caminho para os magos (Mateus 2,2). A estrela tornou-se o símbolo do extraordinário que aconteceu naquela noite. Ela apontou para o local do nascimento do menino Jesus e guiou os três reis magos Baltazar, Gaspar, Melchíor, até lá.

Papai Noel

Ele foi inspirado no Bispo Nicolau, que viveu e pontificou na cidade de Myra, Turquia, no século IV. Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Foi declarado santo depois que muitos milagres lhe foram atribuídos.
Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e daí correu o mundo. Nos Estados Unidos, a tradição do velhinho de barba comprida e roupas vermelhas que anda em um trenó puxado por renas ganhou força.

Presentes

A idéia de trocar presentes no Natal está relacionada, entre outros motivos, aos magos que trouxeram presentes para o Menino Jesus (Mateus 2,11). O grande presente mesmo é Deus que nos oferece em Cristo: uma vida repleta de alegria. O simbolismo do presente é a partilha que permite que pessoas excluídas tenham acesso à vida nova que Cristo trouxe para nós. Presentear a quem precisa, é abrir as portas para o Senhor nascer!

Presépio

Um dos símbolos mais comuns no Natal é a reprodução do cenário onde Jesus Cristo nasceu: uma manjedoura, os animais, os pastores, os três reis magos, Maria, José e o Menino Jesus.
O costume de montar presépios surgiu com São Francisco de Assis, que pediu a um homem chamado Giovanni Villita que criasse o primeiro presépio para visualizar, sensibilizar, facilitar a meditação da mensagem do Evangelho, do mistério de Jesus Cristo que nasceu na pobreza e na simplicidade.

Reis Magos

Os três reis magos não eram reis e sim sábios, estudiosos… Mas o que isso importa? A mensagem é mais forte que esse detalhe. Essa narração traz duas grandes mensagens teológicas:
- Cristo não veio apenas para os Judeus, mas para redimir toda a humanidade, Ele é o polo para o qual convergem todas as raças.
- A segunda grande mensagem está relacionada aos presentes oferecidos pelos magos: ouro, incenso e mirra. O evangelista Mateus expressa por esses símbolos a fé vivenciada pelos primeiros cristãos: Cristo é Rei dos Reis (daí o ouro), é filho Deus (o incenso) o Verbo Encarnado (a mirra).

Sinos

As renas carregam sinos de anúncio e de convocação. O sino simboliza o respeito ao chamado divino e representa o ponto de comunicação entre o Céu e a Terra. Remete ao ambiente rural, o tempo da Igreja Matriz e seus sinos.

Velas

A vela simboliza a luz que veio ao mundo com o nascimento de Cristo, como lemos na Palavra de Deus: “O povo que andava na escuridão, viu uma forte luz; a luz brilhou sobre os que viviam nas trevas” (Isaías 9,1).
Consumindo-se completamente para gerar luz, a vela simboliza a doação em favor da vida. Mesmo com toda a iluminação artificial, a vela conserva seu valor.

0 comentários:

Postar um comentário